Viver Sem Jojo Moyes

Após o enorme sucesso de “Viver Depois de Ti”, sobre o qual já falei aqui no blog, uma sequela era inevitável, portanto, Jojo Moyes e a Porto Editora trouxeram-nos a recuperação de que tanto precisávamos.

Eu não sabia bem o que esperar quando comecei a ler este livro. Não sabia como iria encontrar Louisa após a morte de Will e não fazia ideia do que estava para vir, mas fiquei surpreendida quando dei de caras com uma rapariga ainda em recuperação e, pior do que tudo, em negação, em relação a certos aspetos da sua vida. Claro que não estava à espera que esta tivesse superado tudo e tivesse esquecido, mas também não estava a contar que ainda fôssemos sofrer tanto pelo primeiro verdadeiro amor de Lou.
Contudo, e apesar de não esquecermos os acontecimentos marcantes de “Viver Depois de Ti”, vemos uma grande evolução na personagem e um aumento de maturidade, dando ao livro uma teor simultaneamente melancólico e esperançoso.

Durante uma boa parte da leitura achei que esta continuação da história não transmitia a emoção do primeiro livro e comecei mesmo a pensar que iria ficar muito aquém do que era de esperar, mas os últimos capítulos foram surpreendentes e a autora mostrou-nos que conseguia despertar em nós os mesmos sentimentos, apesar de em situações completamente diferentes.

Achei muito interessante o facto de aparecer uma nova personagem, – Lily – que se encontra diretamente ligada a Will e que vem, de certa forma, preencher algum do vazio que foi deixado por si. Apesar de trazer consigo muitas complicações, também traz uma nova dinâmica à vida de Lou e é capaz de desencadear ligações entre o passado e o presente.
Tinha, também, algum receio de que o “Sam da ambulância”, como é designado, não adquirisse um papel suficientemente importante para Lou e ficasse à sombra de Will Traynor; mas tanto ele como Lily conseguiram impor-se como elementos essenciais de cura para Louisa, ajudando-a a retomar as rédeas da sua vida.

É engraçado como nesta continuação encontramos um balanço tão perfeito entre os vários estados de espírito de Louisa e uma ligação tão forte e alternada entre os acontecimentos passados e presentes na vida da mesma, sem nunca haver quebra na leitura.
Portanto, é uma obra fluída, que se lê com tanta facilidade como a primeira, e que me surpreendeu, mais uma vez, pela originalidade. Gostei mesmo muito!

Título Original: After You
Título em Português: Viver Sem Ti
Autor: Jojo Moyes
ISBN: 978-972-0-04885-1
Editor: Porto Editora

Sinopse: Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada? 
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?

Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. 
Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica. 
Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

4 thoughts on “Viver Sem Jojo Moyes

Leave a comment