Viver Depois de Jojo Moyes

Estão a ver aqueles livros que nos prendem desde as primeiras páginas, nos fazem rir feitos tolos e chorar desalmadamente? Pronto, “Viver Depois de Ti”, é um desses. Foi-me enviado pela Porto Editora, juntamente com os dois seguintes, e foi o primeiro livro que li de Jojo Moyes.

Esta obra foi adaptada ao cinema em 2016 e foi um filme que eu adorei.
Na altura não sabia da existência do livro (se soubesse e tivesse tido oportunidade de o fazer não tinha visto o filme primeiro), mas agora, quando comecei a lê-lo, estava com receio de o achar algo monótono por não me trazer nada de novo.
Contudo, dei por mim a devorar cada página com uma facilidade enorme e acabei por ter uma experiência interessante, na medida em que me foi mais fácil ainda visualizar o que ia lendo, principalmente no que dizia respeito às personagens, pois estas foram interpretadas, na adaptação cinematográfica, por dois atores que eu já conhecia e cujo trabalho gosto imenso, Emilia Clarke e Sam Claflin.

À partida podemos até pensar que este é só mais um romance, comparando-o com as lamechices de Nicholas Sparks ou com os clichês da generalidade dos romances. Mas quando nos embrenhamos na leitura percebemos que é muito mais do que isso. Não é uma simples história de contos de fadas onde todos os obstáculos são ultrapassados com facilidade e as personagens vivem felizes para sempre. É, também, um livro sobre escolhas difíceis e a forma como estas influenciam a nossa vida e a dos que nos são próximos. É um livro sobre perda e reencontro de nós próprios e sobre a forma como queremos, ou não, viver a nossa vida.
Gostei imenso do facto de nos transmitir uma sensação de enorme responsabilidade perante as situações, como se nós também fôssemos responsáveis pela sucessão de acontecimentos, o que nos faz olhar para os mesmos de forma mais ponderada e, consequentemente, vivê-los mais.

Para mim, Will Traynor é o elemento chave nesta história. Não que Louisa e as restantes personagens não mereçam destaque, mas Will sobressai, pois é ele que condiciona uma grande parte dos acontecimentos e, de certa forma, define o rumo da história. É à custa dele que Lou cresce a nível pessoal e cultural e passa a conhecer mundos e realidades que, até aí, lhe eram alheios. É ele que a faz querer lutar por algo e a incita a aproveitar o futuro, independentemente dos acontecimentos presentes.
No entanto, é essencial reconhecer o papel de Louisa Clark na vida de Will, mesmo que a sua missão fracasse, pois é graças a ela que ele aprende a amar, já para não falar que é sobre ela que iremos continuar a ler nos volume seguintes.

É uma obra com uma escrita muito simples, que me deixou o coração apertado e as lágrimas nos olhos, mas também é um livro capaz de nos fazer rir com simples frases.
É um ótimo “abre olhos” no que diz respeito às condições em que vivemos as nossas vidas e, sobretudo, o poder que as circunstâncias têm sobre o nosso estado de espírito.

Foi um dos melhores livros que já li este ano e um dos romances que mais me tocou até hoje!

Título Original: Me Before You
Título em Português: Viver Depois de Ti
Autor: Jojo Moyes
ISBN: 
Editor: Porto Editora

Sinopse: Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal – um namorado estável, trabalhador e uma família unida – que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante – grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável – agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.
Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

4 thoughts on “Viver Depois de Jojo Moyes

Leave a comment