Dormir Num Mar de Estrelas (2) de Christopher Paolini

O Ciclo da Herança“, de Christopher Paolini, deve ter sido das primeiras sagas de fantasia que li, e uma das maiores também. Além disso, constitui um bom exemplo para justificar o meu gosto por este género literário. A leitura ajuda-nos a escapar à confusão do quotidiano, mas a fantasia permite-nos dar asas à imaginação, fornecendo liberdade quase total ao autor. O melhor é que proporciona as mesmas vantagens ao leitor, constituindo uma das melhores formas de moldar a realidade, mesmo que por tempo limitado. Assim, conseguem imaginar a minha curiosidade quando soube desta duologia de Paolini – “Dormir Num Mar de Estrelas“. A opinião do primeiro volume já está no blog (podem ver aqui) e, desta vez, trago a do segundo e último, que a Editora Leya me deu oportunidade de ler, e a quem tenho de agradecer pelo envio do exemplar.

Como já tinha referido quando comentei sobre o primeiro livro, esta história não é propriamente aquilo que esperávamos do autor, pois trata-se mais de ficção científica do que de fantasia, mas não deixa de ter uma premissa interessante e robusta. Contudo, senti que o autor não a explorou da melhor forma, tendo arrastado demasiado os acontecimentos e tornando complicado acompanhar algumas passagens por causa da linguagem científica e específica da engenharia. Em contrapartida, os desenvolvimentos mais marcantes neste volume acabaram por compensar melhor os momentos mortos do mesmo, o que não se tinha sentido tanto no primeiro. Ainda assim, tenho de admitir que esperava um pouco mais.

Kira Navaréz, a nossa personagem principal, encontra-se cada vez mais no centro de toda a ação. Perante uma guerra interestelar parece ser a única com capacidade para liderar e atacar e, embora no seu íntimo saiba, de alguma forma que, no fim, tudo se irá resumir a isso, não é capaz de continuar sem a tripulação do Wallfish, os amigos que foi fazendo ao longo da jornada. A situação agiganta-se cada vez pior e todos os esforços parecem inúteis, mas há alianças que podem ser feitas e estratégias novas para adotar. A questão é até que ponto estão dispostos a sacrificar as suas vidas e a sua realidade.
Ao mesmo tempo, Kira vai descobrindo mais sobre si mesma, sobre a arma biológica que carrega no corpo e sobre a forma como podem trabalhar juntas. A rapariga percebe que em vez de encarar o alienígena como um inimigo, deve usá-lo como um aliado, pois ele é a chave para alguns dos segredos que originaram a guerra e, talvez, até mesmo a solução para a sua resolução.

Gostei bastante do facto de o autor apostar bastante nas interações entre as personagens, pois se não o tivesse feito teria sido muito mais complicado para o leitor simpatizar com elas e até mesmo compreender algumas das suas decisões. Além disso, fiquei muito contente por algumas das minhas suspeitas em relação a estas interações terem sido confirmadas. Infelizmente, no que diz respeito ao enredo propriamente dito, voltamos a ter uma ação muito arrastada, onde os poucos acontecimentos relevantes acabam por ser anulados logo de seguida, até chegarmos ao ponto de não perceber bem qual o rumo que a história poderá tomar. Só nos últimos capítulos, correspondendo talvez às últimas 100 páginas, é que vemos desenvolvimentos reais que levam a um desfecho bastante surpreendente. Embora não tenha sido o final que eu estava à espera, também é aceitável.

Assim, sinto que tenho de alertar os fãs de Christopher Paolini para o facto de esta duologia ser completamente diferente daquilo a que o autor nos habituou, portanto, se estão à espera de uma história cheia de fantasia, esqueçam. Por outro lado, se são adeptos de ficção científica e/ou estão abertos a novas leituras e a novas experiências, deem uma oportunidade. Acredito que o sumo deste enredo tem qualidade suficiente para proporcionar um bom entretenimento, mesmo que possa não ser um dos melhores trabalhos de Paolini.

Já agora… Tencionam comprar este ou outro livro e elegem a Wook para as vossas compras habituais? Façam-nas através do meu link de afiliada (ou cliquem no logotipo que se encontra do lado esquerdo do post), pois sem quaisquer custos adicionais para vocês estarão a ajudar este meu cantinho de opiniões a crescer!

A minha classificação:

Rating: 3.5 out of 5.

Título Original: To Sleep In A Sea Of Stars – Vol. 2
Título em Português: Dormir Num Mar de Estrelas – Vol. 2
Autor: Christopher Paolini
ISBN: 9789892350349
Editora: ASA

Sinopse: Kira Navárez sonhava com vida em novos mundos. Mas desperta um pesadelo, e a sobrevivência da humanidade depende dela.
Durante uma missão de rotina num planeta não colonizado, a xenobióloga Kira Navárez descobre uma relíquia alienígena. Mas o seu entusiasmo inicial rapidamente se transforma em terror quando o pó que cobre todas as superfícies começa a mexer-se. Já na nave, descobre que algo vive dentro dela, algo capaz de extrema violência.
À medida que a guerra estala entre as estrelas, Kira é enviada numa odisseia de alcance extra galáctico, uma viagem de descoberta e transformação que a levará a questionar o próprio significado da condição humana.
E enquanto ela enfrenta os seus próprios tormentos, a Terra e as suas colónias encontram-se à beira da aniquilação. Agora, Kira pode ser a maior e última esperança da humanidade.

Leave a comment