Tudo o Que Não Dissemos de Nick Alexander

O romance “Tudo O Que Não Dissemos”, de Nick Alexander, foi-me cedido pela Editora Leya e, ao contrário do que esperava, não me surpreendeu muito.
Quando li a sinopse achei que seria uma história muito emotiva e com bastantes reviravoltas. Uma que se pudesse, de alguma forma, comparar às obras de Nicholas Sparks. No entanto, deparei-me com uma versão bem mais soft das mesmas, mas também um pouco mais realista, o que acaba por contrabalançar um pouco.

Neste livro, temos a história de Catherine e Sean, um resumo da sua vida de casal, contada por Catherine. Mas a parte interessante é que não temos uma narração habitual, que se vai desenrolando à medida que as coisas acontecem. Pelo contrário, a mulher deixa a Sean, antes de falecer, uma prenda que o vai fazer tombar para um de dois lados: ou o ajuda a seguir em frente ou a ficar perdido no tempo, nas memórias e nos segredos que a sua mulher desvenda a cada página, a cada cassete que lhe deixa.
De facto, quase tudo o que lemos são flashbacks narrados por intermédio de Sean e é com este que sofremos, rimos e nos surpreendemos. É das suas emoções que partilhamos.

Tal como já referi, nesta obra, Nick retrata um relacionamento de uma forma bem mais realista do que na maioria dos romances, conseguindo mostrar as partes mais cruas e pesadas do mesmo. Mas é esta característica que o pode trair em algumas partes, atuando como um pau de dois bicos.
Dependendo da maneira como o leitor encara as situações, pode adorar este livro por causa da proximidade com a realidade, estreitando a sua relação e empatia com as personagens, mas também pode ter mais dificuldade em aceitar a agressividade e frieza com que alguns acontecimentos surgem, o que foi mais o meu caso.
Além disso, achei que a história se torna um pouco monótona e arrastada, mesmo com o desvendar dos segredos e omissões do casal.

De uma forma mais geral e extrapolando para a realidade fora dos livros, ao acompanharmos Sean na redescoberta da sua vida a dois vemos até que ponto é que nos podemos deixar absorver pelas pessoas, pela imagem que temos delas e pelo que elas nos fazem sentir, esquecendo todas as consequências que os nossos atos podem ter nos outros ou as que os atos daqueles que nos rodeiam podem ter em nós. Temos uma boa ideia dos altos e baixos que um relacionamento pode ter, bem como os extremos que pode atingir e as dificuldades que poderemos ter de enfrentar.

Apesar de ter sentido alguma dificuldade na leitura, no final percebi o porquê da agressividade das personagens ao abordar certos assuntos. O quanto sofremos é proporcional ao quanto gostamos de alguém, portanto, às vezes, se sairmos desiludidos e chateados, teremos mais facilidade em ultrapassar certas situações. Talvez seja por isso que Catherine decidiu deixar a Sean uma série de memórias felizes dos dois misturadas com revelações que o deixariam revoltado, dando-lhe o empurrão necessário para seguir em frente com a sua vida e ser capaz de recomeçar a ser feliz, após se despedir dela.

Não foi propriamente uma das melhores leituras de 2019, mas conseguiu captar a minha atenção o suficiente para lhe dar uma pontuação de 3.5/5.

Título Original: Things We Never Said
Título em Português: Tudo O Que Não Dissemos
Autor: Nick Alexander
ISBN: 9789892345130
Editor: ASA

Sinopse: Ela amou-o como ninguém.Mas só agora lhe revela os seus segredos… Catherine, o grande amor de Sean, acaba de morrer. Mas a história de ambos não termina aqui. Ganha, sim, um novo rumo pois Catherine deixa a Sean um legado surpreendente: uma caixa embrulhada em papel castanho e atada com um cordel. Essa caixa contém a vida que partilharam. Todo um universo íntimo, intenso, inesquecível. E secreto, pois há partes que Sean não reconhece…Catherine está a abrir finalmente o seu coração ao marido e a revelar tudo o que ficou por dizer. E muito ficou por dizer. Mas, por mais desconcertante que possa ser esta “nova” história, Sean mergulha nela de alma e coração. Sem vacilar, sem nunca perder a esperança de confirmar as suas suspeitas de que o Destino existe… e que o amor de ambos não foi apenas o resultado do acaso.E quando, por fim, Sean cede e questiona a sua fé no poder superior do Amor, algo – talvez o Destino em que Catherine não acreditava – lhe dá a resposta por que sempre ansiou.
Dilacerante e redentor, Tudo o que Não Dissemos apresenta aos leitores portugueses o magnífico contador de histórias que é Nick Alexander

Leave a comment