O Garfo, A Bruxa e O Dragão de Christopher Paolini

Após o final de “O Ciclo da Herança” que, para mim ocorreu muito, muito mais tarde do que o lançamento do último volume, Christopher Paolini trouxe-nos mais um cheirinho do que se passa neste mundo de magia e dragões que é Alagaësia.
O meu exemplar foi-me enviado pela Editora Leya e as minhas expectativas em relação ao mesmo eram bastante elevadas. A capa é maravilhosa e o título extremamente original e chamativo, mas a intriga deixou um pouco a desejar.

São-nos apresentados 3 capítulos principais, tal como o nome indica: “O Garfo”, “A Bruxa” e, lá está, “O Dragão”.
No primeiro, temos o retorno de Murtagh, a minha personagem favorita, e vemos um pouco do seu presente um ano após a batalha com Galbatorix. No entanto, é-nos descrito um momento isolado, não nos sendo fornecidos pormenores alguns sobre as suas vivências até então, nem confirmações em relação ao seu futuro mais próximo.

O capítulo, “A Bruxa”, escrito por Angela Paolini, irmã do autor, tem o seu ar de instrospeção e mistério, como era de esperar da personagem a que este se refere – Angela, a herbanária – e aqui vemos como esta e Elva se tornaram próximas e nos provam, mais uma vez, que viver com dor não é impossível. É levantado um pouco o véu sobre o passado da herbanária quando esta entrega uma autobiografia desordenada para que Eragon leia, mas sem grandes pormenores.

Por último, temos um capítulo dedicado a uma lenda dos Urgals – “O Verme” – contada pelos próprios a Eragon. Como o nome do capítulo indica, é focada num verme, neste caso um dragão invasor, mas também na sua imposição perante uma vila de Urgals e nas atitudes destes para recuperarem a sua liberdade. É, sem dúvida, das partes mais interessantes do livro, pois possui uma moral forte que é ensinada a Eragon com o intuito de o ajudar a proceder da melhor forma e mostrar que merece o cargo e responsabilidade que lhe foram atribuídos.

De uma forma geral, é um livro com algum interesse, mas, infelizmente, não acrescenta quase nada à saga principal. Todas as pontas soltas e perguntas deixadas em “Herança” continuam por responder e o único acontecimento relevante neste livro e diretamente ligado à saga, para além de aparecer apenas no final, não é desenvolvido como seria de esperar.
Fiquei bastante desiludida com esta pequena obra e espero sinceramente que Christopher Paolini esteja a preparar um volume com a grandiosidade dos primeiros quatro, com a capacidade de nos transportar de volta a Alagaësia e que responda a todas as questões que pairam à sua volta, mesmo que para isso tenhamos de ler mais 800 páginas.

Título Original: The Fork, The Witch and The Worm
Título em Português: O Garfo, A Bruxa e O Dragão
Autor: Christopher Paolini
ISBN: 9789892344119
Editor: ASA

Sinopse: Um viajante e uma criança amaldiçoada. Feitiços e Magia. E dragões, é claro…
Bem-vindo novamente ao mundo de Alagaësia. Já passou um ano desde que Eragon partiu em busca do lugar perfeito para treinar uma nova geração de Cavaleiros do Dragão. Agora, debate-se com as inúmeras tarefas que tem pela frente: construir a Fortaleza do Dragão, entender-se com os fornecedores, cuidar dos ovos de dragão e lidar com os aguerridos Urgals e os arrogantes elfos.Isto até ao momento em que uma visão dos Eldunarí, visitantes inesperados, e uma lenda Urgal trazem uma necessária distração e um novo desafio…Neste volume encontrarás três histórias originais que decorrem em Alagaësia, a par com o desenrolar da aventura de Eragon. E ainda um excerto das Memórias da inesquecível bruxa e adivinha Angela, a herbalista, escrito por Angela Paolini, irmã do autor e a mulher que serviu de inspiração à personagem!

Leave a comment